PBSKATEBOARD, ciente da obra da pista de skate no Bairro Valentina, em João Pessoa, tomou a iniciativa de informar as inconformidades detectadas no projeto. Em um ofício enviado à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) no dia 18 de março de 2025, a federação solicitou ajustes essenciais para garantir que a pista atenda às necessidades dos skatistas locais.
Diante da situação, a PBSKATEBOARD realizou uma reunião com os skatistas do bairro, principais beneficiários da obra, para apresentar a atual situação da pista e discutir as intervenções necessárias. A federação compreende que, por se tratar de uma obra já licitada e em execução, há um processo legal e burocrático a ser seguido. No entanto, a entidade propôs uma requalificação do projeto, priorizando a viabilidade de uso da pista. As sugestões incluem ajustes nas dimensões, raios e ângulos, além de um melhor aproveitamento da área, com a inclusão e remoção de obstáculos, visando otimizar o espaço para a prática do skate.
Hoje (8), a PBSKATEBOARD foi convidada pela equipe de gerência da obra do Mercado Público do Valentina para apresentar suas sugestões. O encontro contou com a participação de representantes da SEINFRA, da construtora, dos skatistas locais e do presidente da PBSKATEBOARD, Jason Alexander. Como encaminhamento, a federação enviou um novo ofício à SEINFRA, detalhando as propostas discutidas.
"Como instituição, estamos cumprindo o nosso papel de provocar o Poder Público e conectar as demandas reais dos skatistas locais. Esses problemas poderiam ter sido evitados se, durante a concepção do projeto, uma empresa especializada tivesse sido contratada. Além disso, esse tipo de serviço especializado não é caro, ao contrário, ele garante espaços de qualidade e um melhor aproveitamento do recurso público", afirmou Jason Alexander, presidente da PBSKATEBOARD.
Para Jorge, um dos skatistas do bairro, a obra representa a realização de um sonho de várias gerações. "Este espaço vai proporcionar um local adequado para que os skatistas do Valentina possam evoluir no esporte, além de dar acesso à nova geração, sem a necessidade de percorrer longas distâncias para praticar o skate", comentou.
Lucas, outro skatista local, destacou a importância da pista para a comunidade. "Durante muito tempo, improvisamos, utilizando restos de móveis e outros materiais na quadra do antigo mercado. Foram muitos anos de promessas, mas agora é uma realidade. Não podemos ser frustrados com um equipamento que não atenda às nossas necessidades. Esta pista é uma conquista coletiva dos skatistas do Valentina."
Afonso, também skatista do bairro, ressaltou a importância da obra para a inclusão social. "Essa pista representa uma conquista de muitos anos de luta. Será um espaço de integração e uma referência para nosso bairro. O skate promove saúde, lazer e qualidade de vida", afirmou.
A PBSKATEBOARD segue firme na defesa dos interesses do skate na Paraíba, trabalhando para garantir que o novo espaço no Valentina seja entregue com a qualidade que a comunidade merece.