NOTA PÚBLICA – EM DEFESA DO ESPORTE E DE ESPAÇOS DE QUALIDADE PARA AS JUVENTUDES DA CAPITAL E TODO ESTADO DA PARAÍBA.


  BAIXAR O PROTOCOLO:

NOTA PÚBLICA – EM DEFESA DO ESPORTE E DE ESPAÇOS DE QUALIDADE PARA AS JUVENTUDES DA CAPITAL E TODO ESTADO DA PARAÍBA.


A Federação Paraibana de Skateboard – PB Skateboard, inscrita no CNPJ nº 60.192.467/0001-02, entidade representativa do skate na Paraíba, cumprindo sua missão institucional e finalidades estatutárias, vem a público manifestar sua preocupação com o projeto da pista de skate localizada no mercado público do bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.


Desde o dia 18 de março de 2025, a Federação protocolou, por meio da plataforma oficial 1Doc, Ofício endereçado à Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (SEINFRA/PMJP), contendo análise técnica do projeto proposto, apontamento de inconsistências (como locação, dimensões e concepção do espaço), ausência de elementos essenciais que comprometem tanto a prática segura e adequada do skate, quanto o pleno aproveitamento do espaço pela comunidade, bem como sugestões concretas de melhorias com base nos padrões contemporâneos de pistas de skate, visando segurança, funcionalidade e desenvolvimento esportivo.  Contudo, até o momento, não houve resposta concreta ou providência por parte da SEINFRA.


É importante ressaltar que a comunidade do bairro Valentina luta há mais de 20 anos pela construção de uma pista de qualidade, e a não correção deste projeto representa uma nova frustração para os praticantes, em especial crianças e jovens que sonham em desenvolver-se no esporte.


A cidade de João Pessoa, capital de um estado que já revelou grandes talentos para o skate nacional, perde uma oportunidade histórica de entregar uma estrutura digna e segura à população, contribuindo com o crescimento de uma modalidade olímpica e cada vez mais presente nas políticas públicas de esporte e juventude.


A PB Skateboard reitera sua total disposição ao diálogo e à cooperação técnica, mas reforça a necessidade de respeito à comunidade esportiva e responsabilidade no uso dos recursos públicos. Ainda, a Federação assevera seu compromisso sempre respeitando os trâmites institucionais, mas ressalta a urgência de revisão técnica do projeto e a necessidade de envolvimento da comunidade praticante, para que o espaço público atenda, de fato, à sua finalidade esportiva e social.


Por fim, apelamos ao Poder Público municipal para que adote providências imediatas, com abertura ao diálogo e à escuta técnica, garantindo que o investimento público se reverta em qualidade, segurança e legado para a cidade de João Pessoa.





João Pessoa, 05 de julho de 2025.




JASON ALEXANDER REGIS FERREIRA

Presidente da PBSKATEBOARD


Documento na íntegra:





Tecnologia do Blogger.